Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

O golpe que rouba seu whatsApp sem o uso de vírus; entenda e saiba como evitar.

há 4 anos

É que devido ao grande incidente de queixas de usuários do aplicativo no que desrespeito ao roubo de dados, muitas dicas devem ser considerados para que possa-se evitar ao máximo possível esse tipo de constrangimento.

Um dos principais alvos de ocorrências são os apps de anúncios e vendas como, OLX e TechTudo, os golpistas utilizam os dados cadastrais disponíveis nessas plataformas para aplicarem o golpe. Por meio do numero disposto nos sites de vendas, com o uso de mensagens de texto os delinquentes alegam a necessidade de confirmação de dados do usuário para solucionar problemas detectados nos anúncios de venda daquele cliente.

Acontece que, no momento que o usuário confirma os seus dados por meio de um código de segurança via SMS, todos os dados são clonados para cadastrar WhatsApp em um novo dispositivo com o número da vítima.

Tão logo após o envio do código por SMS, ocorre a autenticação do novo dispositivo, que será enviado pelo próprio aplicativo que nada tem a ver com os sites de compra e venda, é que quando a pessoa fornece as informações solicitadas pelos golpistas, estes conseguem clonar a conta do usuário.

O próximo passo dos fraudadores é enviar mensagens falsas para os últimos contatos mais recentes, amigos e parentes principalmente, solicitando empréstimos urgentes, e se o contato se dispuser em fazer o empréstimo, logo lhe é repassado o numero da conta bancária de um laranja para completar o golpe.

Segundo os analistas de segurança, a forma mais eficaz de prevenir esse tipo de aborrecimento e prejuízos em muita das vezes, o melhor é fazer uma segunda autenticação do aplicativo WhatsApp como meio de fortalecer a segurança dos dados fornecidos no sites de vendas e propagandas.

Segundo o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil Fábio Assolini, a forma mais eficaz é a dupla autenticação do WhatsApp, pois com a verificação duplicada torna mais difícil a clonagem, por que além do código fornecido via SMS, também é possível criar uma senha para o usuário que será exigida além do código de ativação, o que já sai do contexto dos anunciantes o que poderá despertar a vitima antes que seja tarde demais.

Medidas de segurança

O WhatsApp já implementou um alerta nas mensagens SMS com código de autenticação para evitar golpes desse tipo. Logo após a sequência de seis números, foi inserido na mensagem o texto: "não compartilhe esse código". O alerta serve justamente para diferenciar o número enviado de outros códigos e para chamar a atenção do usuário para a segurança daquela informação.

Para quem já teve a conta roubada, a orientação é avisar o mais rápido possível a amigos e familiares e tentar recuperar o número, solicitando uma nova verificação por SMS. Para isso, o usuário deve fazer login no WhatsApp, e confirmar o código de seis dígitos que chega via SMS. Assim, qualquer outra pessoa utilizando a conta será desconectada automaticamente.


  • Sobre o autor"Meu Advogado é o meu Senhor, Ele me defende do acusador"(Bruna Karla).
  • Publicações10
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações118
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-golpe-que-rouba-seu-whatsapp-sem-o-uso-de-virus-entenda-e-saiba-como-evitar/795241566

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)